Importância do Bloqueio e Etiquetagem – Risco Elétrico – DDS
Um procedimento de bloqueio e etiquetagem garante que as fontes de energia perigosas estejam sob o controle dos trabalhadores que precisam estar protegidos.
O bloqueio geralmente é realizado usando um cadeado para manter um interruptor na posição “desligado” e/ou para isolar o movimento das partes móveis.
A etiquetagem é o processo de identificação do dispositivo, quem fez o bloqueio e etiquetagem e por quê?
Acidentes graves e fatais ocorreram quando as pessoas acreditaram que a eletricidade ou o maquinário estejam desligados, mas ainda estavam ligados.
Choque elétrico, movimento abrupto de peças pontiagudas de máquinas, liberação de pressão e queda de pesos são apenas alguns dos perigos que podem ocorrer quando a energia é liberada inesperadamente.
Por que o Bloqueio e Etiquetagem?
A princípio existem quatro etapas principais de bloqueio e etiquetagem:
- Descreva as diferentes fontes de energia envolvidas no processo.
- Desenergize, desabilite, redirecione ou impeça a energia de fazer o que normalmente faz.
- Aplique restrições (por exemplo, tesoura, corrente ou bloco) para evitar que o sistema seja inicializado enquanto você trabalha nele.
- Confirme que você atingiu um estado de energia zero.
As fontes de energia que devem ser excluídas são: elétrica, mecânica, energia potencial, cargas suspensas, energia hidráulica, energia térmica e energia química.
Identificar todas as fontes de energia nem sempre é fácil. As máquinas ou sistemas normalmente têm múltiplas fontes de energia, pois uma prensa pode serr acionada mecanicamente, por exemplo, mas controlada eletricamente.
Bloquear a potência hidráulica não é suficiente.
Evitando Choques Elétricos – DDS
Bloquear a eletricidade não é suficiente, no entanto a gravidade ainda pode fazer com que um braço levantado caia. O potencial de energia também está presente em pistões ou molas.
Para identificar as fontes de energia, pode ser necessário rastrear a fiação, os canos e as linhas que conectam os equipamentos dentro e fora dela. Da mesma forma, verificar a documentação, especificações, desenhos, manuais de operação e informações semelhantes também serão úteis.
Um cadeado é uma fechadura pessoal que só pode ser destrancada com a sua chave. Então, você deve marcá-lo. A etiqueta deve conter:
- O quem você é?
- Por quem você é empregado(empresa e setor)?
- Por que o dispositivo ou sistema é impedido de operar?
- A data de aplicação do bloqueio?
Uma vez que cada fonte de energia tenha sido bloqueada e etiquetada, você deve testar o equipamento para verificar se está em um estado de energia zero.
Muitas plantas ou fábricas têm protocolos específicos para bloqueio e etiquetagem.
Bloqueio e Etiquetagem – Conclusão
Mostre exemplos de dispositivos de bloqueio e etiquetagem, e da mesma forma, descreva os procedimentos de bloqueio para o seu projeto.
Identifique as instâncias no trabalho em que o bloqueio e a marcação seriam necessários. Discuta as aplicações de bloqueio e marcação.
Principalmente, devemos seguir a NR-10 e NR12, que trata da SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE e SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS, respectivamente. Assim sendo, estas Normas Regulamentadoras estipulam que em todos os serviços executados em instalações devem serr tomadas medidas de proteção coletiva para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.
NOTAS
Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais.
IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.
Todos os DDS são genéricos e devem adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa ou setores.
Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!
0 Comentários