Calçado de Segurança EPI – DDS
Tanto no lar como no trabalho nossos pés estão constantemente expostos a quedas de materiais, escorregões, produtos químicos, de limpeza, etc – Calçado de Segurança EPI – DDS.
Grande parte dos acidentes nos membros inferiores são nos pés, portanto, devemos protegê-los.
Para proteger os pés existem os calçados de segurança, que sendo usados adequadamente podem evitar sérias lesões.
Tipos de Calçados de Segurança EPI
- Contra queda de objetos pesados são utilizadas as “botinas de segurança com biqueiras de aço”, capazes de resistir a fortes impactos, isentando os dedos de ferimentos.
- A resistência adequada para as biqueiras de aço é de 1200 kg, devendo ceder ao máximo até deixar uma folga de 13 mm entre a palmilha do sapato e a borda da biqueira.
- Para o pessoal que trabalha na parte elétrica, não é permitido usar as botinas com biqueiras de aço, por isso, somente os eletricistas podem trabalhar com” botinas de segurança sem biqueiras de aço”
- Para proteção contra produtos químicos agressivos, como : ácidos, solução de soda cáustica, etc., as “ botas impermeáveis” são os protetores adequados. Podem ser de borracha, pvc, plástico, etc., dependendo do trabalho a executar.
- Antes de utilizar verifique sempre suas condições, não devendo ter furos, rasgos, etc.
- Para isolação simples da umidade do piso, utilizamos “botas leves de borracha ou pvc”, utilizadas para lavagem de peças, pisos, abertura de trincheiras, valetas etc.
Lembre-se sobre Calçados de Segurança
O calçado de segurança EPI serve para proteger seus pés.
Conserve-o em bom estado.
A cor amarela no calcanhar de alguns calçados de segurança EPI serve como sinalização.
Mantenha a pintura em boas condições.
Ato Inseguro – Saiba mais
NOTA:
DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, com a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais.
IMPORTANTE: O conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica. Todos os DDS são genéricos e devem ser adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa ou setores.
A responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!
0 Comentários