O controle das exposições a riscos ocupacionais é o método fundamental de proteção dos trabalhadores.
Tradicionalmente, uma hierarquia de controles tem sido usada como meio de determinar como implementar soluções de controle viáveis e eficazes.
Uma representação dessa hierarquia é a seguinte:
A ideia por trás dessa hierarquia é que os métodos de controle na parte superior do gráfico são potencialmente mais eficazes e protetores do que aqueles na parte inferior.
Seguir essa hierarquia normalmente leva à implementação de sistemas inerentemente mais seguros, onde o risco de doença ou lesão foi substancialmente reduzido.
A hierarquia de controles é uma estratégia para neutralizar e/ou eliminar o agente de risco.
Eliminação e Substituição - Hierarquia dos Controles
A eliminação e a substituição, embora sejam mais eficazes na redução de riscos, também tendem a ser as mais difíceis de implementar em um processo existente.
Se o processo ainda estiver em fase de projeto ou desenvolvimento, a eliminação e substituição de perigos pode ser barata e simples de implementar.
Para um processo existente, grandes mudanças em equipamentos e procedimentos podem ser necessárias para eliminar ou substituir um perigo.
Algumas coisas são mais fáceis de consertar do que outras, mas ainda podem eliminar completamente um perigo.
Por exemplo, você pode remover riscos de tropeçar, como cabos de extensão que atravessam áreas abertas do chão de fábrica.
Controles de Engenharia
Os controles de engenharia são favorecidos em relação aos equipamentos administrativos e de proteção individual (EPI) para controlar as exposições existentes dos trabalhadores no local de trabalho, porque são projetados para remover o perigo na fonte, antes que ele entre em contato com o trabalhador.
Controles de engenharia bem projetados podem ser altamente eficazes na proteção dos trabalhadores e normalmente serão independentes das interações dos trabalhadores para fornecer esse alto nível de proteção.
O custo inicial dos controles de engenharia pode ser maior do que o custo dos controles administrativos ou EPI, mas a longo prazo, os custos operacionais são frequentemente menores e, em alguns casos, podem proporcionar uma economia de custos em outras áreas do processo.
Para obter descrições de tecnologias de controle de engenharia pesquisadas pelo NIOSH e informações sobre os detalhes de controle e sua eficácia, visite nosso banco de dados de controles de engenharia .
Os controles de engenharia contidos no banco de dados são benéficos para usuários que precisam de soluções de controle para reduzir ou eliminar a exposição dos trabalhadores.
Durante o projeto inicial da oficina, os planos podem incluir a criação de salas e estações de trabalho à prova de som para máquinas barulhentas para eliminar possíveis danos auditivos aos trabalhadores próximos.
Controles Administrativos e EPIs
Controles administrativos e EPIsão frequentemente usados com processos existentes onde os perigos não são particularmente bem controlados.
Controles administrativos e programas de EPI podem ser relativamente baratos para estabelecer, mas, a longo prazo, podem ser muito caros para manter.
Esses métodos de proteção dos trabalhadores também se mostraram menos eficazes do que outras medidas, exigindo um esforço significativo por parte dos trabalhadores afetados.
Este site usa Cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência. Ao usar nosso site, você concorda que está de acordo com nossa Política de Privacidade.
0 Comentários