Limpeza e Organização do Local de Trabalho – DDS
Limpeza e Organização – Todos sabemos a rapidez com que o lixo se acumula em um local – restos de madeira, tijolos quebrados, pedaços de gesso cartonado, fitas e embalagens.
Como você pode se concentrar em seu trabalho quando está preocupado em escorregar, cair ou tropeçar em lixo e detritos? O tempo de produção e instalação aumenta enquanto a qualidade diminui.
Todos os anos, práticas inadequadas de limpeza e armazenamento causam muitos acidentes e ferimentos.
O lixo de construção geralmente tem formato irregular, é difícil de manusear e está cheio de objetos pontiagudos.
Um dos maiores problemas é a embalagem. Muitas vezes é removido do material e deixado onde quer que caia. Isso cria riscos de tropeçar e escorregar. Também dificulta a visualização de outros perigos.
Pior ainda, convida mais confusão. Quando um site não é limpo, ninguém se preocupa em deixar lixo onde cai.
Quando isso acontece, você não consegue ver fiação defeituosa, pregos salientes, piso danificado e pranchas de andaime faltando.
A desordem deixada nas áreas de trabalho e viagens também dificulta o uso de equipamentos de manuseio de materiais. Como resultado, mais material é manuseado manualmente, aumentando o risco de ferimentos e danos materiais.
Limpeza significa limpar sucata e detritos, colocando-os em recipientes e certificando-se de que os recipientes sejam esvaziados regularmente.
Também significa armazenamento adequado de materiais e equipamentos. A limpeza e o armazenamento eficazes evitarão incidentes e ferimentos.
Dicas de Limpeza e Organização
- Mantenha as áreas de trabalho e viagens arrumadas, bem iluminadas e ventiladas. Limpe à medida que o trabalho avança.
- Mantenha o equipamento e as áreas ao redor do equipamento livres de sucata e detritos.
- Recolha, armazene ou descarte ferramentas, materiais ou detritos que possam causar tropeções ou outros perigos.
- Mantenha sempre as escadas, passagens, rampas e outras áreas de passagem livres.
- Proteja materiais soltos ou leves armazenados em telhados e pisos abertos para evitar que sejam levados pelo vento. Fixe novamente o material após remover qualquer parte dele.
- Nunca jogue material ou deixe-o cair de um nível para outro. Use uma calha fechada ou abaixe o material em recipientes.
- Outra dica de organização e limpeza, está em manter o material a pelo menos 1,8 metros de distância de aberturas no piso e no telhado, bordas do piso e do telhado, escavações e trincheiras.
- Perto da abertura, armazene o material de forma que não role ou deslize na direção da abertura. Use o bloqueio, se necessário.
- Armazene materiais longe de linhas elétricas suspensas.
- Antes de manusear a madeira usada, remova ou dobre quaisquer pregos salientes e lasque o concreto endurecido.
- Remova lixo e detritos inflamáveis imediatamente das fontes de ignição, como soldagem, corte com maçarico e aquecimento com propano.
- Coloque sinais para alertar os trabalhadores sobre áreas perigosas.
- Sempre use proteção para os olhos quando houver risco de lesão ocular.
Conclusão – Organização e Limpeza
Revise quaisquer problemas de limpeza relevantes para sua equipe. Discutir problemas de limpeza em
outras áreas no local.
Revise os procedimentos de limpeza e mostre aos trabalhadores a localização das lixeiras. Atribua tarefas de limpeza individuais, se necessário.
NOTAS – Limpeza e Organização – dicas de limpeza e organização
Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais.
IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.
Todos os DDS são genéricos e devem serr adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa, ou setores.
Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!
0 Comentários