Iluminação Temporária – Risco Elétrico – DDS

O risco de iluminação temporária em obras pode ocorrer e devem ser considerado e evitado, pois pode acarretar em graves consequências para a saúde e segurança dos trabalhadores.

Iluminação inadequada pode levar a acidentes, contusões e até mesmo incêndios. Por isso, realizar as medidas preventivas acarretam na redução dos riscos de iluminação temporária em obras.

Eletricistas foram eletrocutados durante a instalação de iluminação temporária.
A realocação frequente de circuitos pode fazer com que o isolamento se solte, quebre ou crie outros perigos elétricos ou de choque.


As molduras das portas feitas de aço podem ficar eletrificadas quando as portas se fecham nos fios.
Escadas, canos, armações de andaimes e outros objetos podem entrar em contato com as longarinas, o que pode causar contato elétrico e choque.
Lâmpadas queimadas, ausentes ou de baixa voltagem, energia insuficiente e fusíveis queimados podem fazer com que escadarias, porões e outras áreas não tenham iluminação ou não tenham iluminação alguma, o que aumenta o risco de ferimentos.

Eye Protection – Safety Talks

Perigos com Iluminação Temporária

  • A iluminação deve ser de pelo menos 55 lux (5 pés de velas). Isso significa lâmpadas de 150 watts que são:
    • Suspensa de 2,4 m de altura e 7,5 m de distância ou A ponte suspensa foi suspensa de 3 metros de altura e 6 metros de distância.
    • As luzes devem estar a pelo menos 2,4 metros de distância do solo. Não coloque as luzes pelo cabo, a menos que fiquem destinadas para penduradas dessa maneira.
  • Use cintas de plástico ou fiação isolada em vez de metal (pregos, fios desencapados, etc.) para proteger as luzes.
  • As lâmpadas devem estar posicionadas de forma a iluminar a maior área possível.
  • As luzes devem ficar protegidas contra danos por contato não intencional. Use gaiolas de plástico para colocar as lâmpadas.
  • Mantenha os ramais conectados à iluminação temporária completamente separados dos circuitos de energia, exceto por uma conexão comum.
  • Evite que os circuitos de iluminação fiquem danificados por um disjuntor ou fusível com capacidade de 15 amperes. Um eletricista deve conectar os circuitos diretamente a um painel de distribuição. Certifique-se de que os procedimentos de bloqueio/etiquetagem foram seguidos antes de conectar a fiação ao painel.
  • Instale um GFCI ao instalar luzes em áreas frequentemente molhadas.
  • Não utilize circuitos de iluminação temporários como cabos de extensão. Se um fusível falhar, é difícil localizar o painel no escuro.
  • Evite o contato direto com portas de aço ou molduras feitas de aço. Evite que os fios fiquem presos ou cortados pelas portas.

Conclusão

Então, com sua equipe, revise a lista de verificação a seguir:

  • A iluminação nas áreas de trabalho ficou adequada?
  • As lâmpadas queimadas são substituídas imediatamente?
  • Os bocais estão em boas condições?
  • A fiação elétrica das tomadas deve estar suportada a cada 1,4 metros?

Importância do EPI – DDS

NOTAS

Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais. 

IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.

Todos os DDS genéricos e devem adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa ou setores.  

Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa Cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência. Ao usar nosso site, você concorda que está de acordo com nossa Política de Privacidade.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.