Improviso de Ferramentas e Procedimentos de Trabalho – DDS

O trabalhador brasileiro é, talvez, um dos mais versáteis e possui um grande poder de imaginação que o leva a Improviso de Ferramentas incomparável.

Essa imaginação e o Improviso de Ferramentas, quando não dosadas com muito BOM SENSO, podem causar sérios transtornos, sendo os mais comuns, os acidentes.

O uso de caixotes no lugar de escadas, chaves de fenda no lugar de talhadeiras, alicates no lugar de martelos , “GAMBIARRAS”, são improvisações que, além de prejudicar os equipamentos, criam sérios riscos de acidentes.

A falta de conhecimentos técnicos mais profundos dos processos de trabalho e dos equipamentos, aliada à falta de consciência dos riscos, têm sido causa de perigosas improvisações, que provocam acidentes com lesões graves irreparáveis e, até mesmo, fatais.

É preciso, portanto, ter muito cuidado com as improvisações… e os chefes de todos os níveis, devem ficar atentos com os “ARTISTAS DOS 7 INSTRUMENTOS”, pois podem ser presas fáceis de suas próprias armadilhas.

Dicas Segurança com Ferramentas – Saiba mais

 

Ferramentas Improvisadas: nunca se contente com ferramentas que não sejam adequadas para as funções e não faça ferramentas. Os produtos industrializados passam por um rígido controle de qualidade.

Ferramentas danificadas: antes de usar, verifique cuidadosamente o equipamento quanto a quaisquer defeitos ou mau funcionamento. Se você encontrar algo, descarte-o imediatamente e substitua-o por peças novas.

Transporte corretamente: Sempre que precisar movimentar ferramentas, nunca use bolsos, pois muitos bolsos possuem cortes e pontas. Use um cinto adequado.

Segurança do Trabalho – Ministério da Educação

NOTAS

DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, com a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais. 

IMPORTANTE: O conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica. Todos os DDS são genéricos e devem ser adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa ou setores.  

A responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa Cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência. Ao usar nosso site, você concorda que está de acordo com nossa Política de Privacidade.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.