PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA EM MÁQUINAS – DDS

A segurança em máquinas seguem princípios básicos para a redução dos riscos de acidentes em máquinas e equipamentos mecânicos são os seguintes:

1 – Identificação dos riscos

2 – Eliminação e/ou redução dos riscos através de projetos específicos.

3 – Uso de proteções de segurança

4 – Uso de práticas seguras de operação.

25 Dicas para Preservar o Meio Ambiente do Trabalho

Quando projeta-se uma máquina, o conhecimento dos possíveis riscos mecânicos auxiliará os projetistas e os fabricantes do equipamento quando a geração de um risco não pode ser evitado, pode ainda ser possível reduzir o grau de risco que poderá ocorrer , por exemplo, através de redução de velocidades e esforços.

Quando o equipamento for projetado sem levar em consideração este aspecto, torna-se necessária a identificação e eliminação do risco.

As modificações devem ser introduzidas mesmo que não sejam capazes de reduzir totalmente o risco.

Quando o risco não pode ser eliminado ou evitado, outras medidas para reduzir o risco de acidentes devem ser tomadas.

Tais medidas podem incluir instalações de proteções e instruções para operação segura dos equipamentos.

A prevenção de acidentes depende da confiabilidade destas medidas.

A não ser que um ponto ou área perigosa seja segura em função de sua posição, a máquina deve estar protegida para eliminar ou, quando não for possível, reduzir os riscos de acidentes.

É difícil garantir que as máquinas sejam seguras em função de sua posição ou condição.

Onde o acesso à máquina possibilita riscos previsíveis de acidentes, as proteções devem ser obrigatoriamente colocadas.

Certas medidas de segurança são mais confiáveis que outras.

A ordem de prioridade é determinada pela confiabilidade e, portanto, as proteções devem ser consideradas antes das práticas de segurança operacional.

Como parte dessas práticas, o pessoal poderá necessitar de EPI’S, além disso, muitos outros fatores influem na operação segura das máquinas, os quais devem ser objetos de estudos na fase de projeto das máquinas.

Seleção das Medidas de Segurança em Máquinas

Utilizando-se a combinação de vários métodos de eliminação de riscos, proteções e práticas de segurança operacional, pode ocorrer que em alguns casos não seja possível usar o método mais eficiente de segurança devido a dificuldades técnicas e/ou práticas.

Deve-se considerar também prevenção para os riscos durante toda a fase de existência da máquina. As técnicas de avaliação de riscos deverão auxiliar na escolha da melhor combinação de medidas de segurança.

Fases de Vida Útil da Máquina

Os projetistas e construtores de máquinas devem considerar os riscos associados a todas as fases da “vida útil” da máquina, tais como: construção/ transporte/ instalação/ operação incluindo partida e parada/ mudança de processo ou embalagem/ limpeza/ ajustes/ manutenções/ desmontagens.

Podem ocorrer soluções conflitantes, porém, a prioridade deve ser dada à fase onde o potencial de risco é maior. Por exemplo, para máquina de operação manual com trabalho repetitivo, provavelmente a fase de operação deve ser a mais importante em termos de prevenção de riscos.

Por outro lado, em máquinas automáticas e/ ou controladas remotamente, onde não há contato do homem durante a operação, as fases de “manutenção” e “regulagens” devem ter maior importância.

Em alguns caso as proteções, uso de EPI’S e práticas de segurança operacional são exigências legais e devem obrigatoriamente ser consideradas.

NOTAS

DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, com a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais. 

IMPORTANTE: O conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica. Todos os DDS são genéricos e devem ser adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa ou setores.  

Segurança em Máquinas e Equipamentos NR12 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa Cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência. Ao usar nosso site, você concorda que está de acordo com nossa Política de Privacidade.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.