Baixe DDS em PDF

Proteção das mãos – Mecânismo Insubstituível – DDS

Proteção das Mãos, capazes de realizar tarefas das mais delicadas às mais complicadas; das mais artesanais às mais mecanizadas, das mais leves às mais pesadas.

Mecanismo insubstituível, são verdadeiras ferramentas naturais, presente em todas as nossas atividades.

Resistentes e extremamente frágeis, enfrentam diariamente uma infinidade de perigos tais como: queimaduras por choque elétrico, por calor ou por produtos químicos, congelamento; dermatites, contusão, corte, quebra, arrancamento, esmagamento, deceparão, etc.

Não existem mãos de reserva.

Nunca encontremos no almoxarifado para reposição.

Não estão disponíveis em lojas de utilidades, nem em supermercados.

Nada pode substituí-las plenamente.

Dispomos apenas de duas mãos para toda a vida. Delas depende o nosso sustento e o de nossa família.

Em nossa empresa existem inúmeros trabalhos em que resultam perigos específicos para as mãos(proteção das mãos). Portanto, vejamos a melhor maneira de evitá-los:

  • Uso obrigatório de luvas de proteção adequada a atividade, tais como, trabalhos com máquinas, ferramentas ou superfícies cortantes, guilhotina, ferramentas com aresta cortante, chapas finas, objetos com cantos vivos, ligamento, afiação de ferramentas, solda, maçarico, equipamentos de guindar, movimentação de peças, eletricidade, operação com fornos, contato com ácidos, solventes, detergentes e demais produtos químicos, operação em câmara fria, etc.

  • Utilizar sempre uma escova para limpeza de superfícies(cavacos, limalhas).

  • Utilizar sempre os dispositivos de segurança e/ou proteção de máquinas, equipamentos e  ferramentas.

1) Máquinas com rotação vertical, horizontal, ou em angulo assim como tornos, fresas, mandriladoras, serras, furadeiras, etc;

2) máquinas com movimento retilíneo assim como plainas, brochadeiras, etc;

3) em mecanismos convergentes como engrenagens, correias, rodas dentadas, cremalheiras, rolos paralelos, etc.

  • Qualquer ajuste ou manutenção deve será feito com a máquina desligada.

  • Para retirada de cavacos utilizar-se do gancho adequado para puxá-lo.

Recomendações gerais – Proteção das Mãos:

  • É proibido o uso de anéis, pulseiras ou relógio na operação de máquinas ou equipamentos com rotação, movimento retilíneo e/ou convergente.
  • Dirija-se à gerência da obra, SESMT ou a enfermaria por menor que seja a lesão apresentada após a ocorrência de um acidente de trabalho.
  • Tomar o máximo de cuidado no manuseio de peças ou na realização de quaisquer outras operações, sempre pense na proteção das mãos.

ESTÁ MAIS LIVRE DE ACIDENTES AQUELE QUE PROCURA DAR A SI  MESMO A SEGURANÇA QUE JULGA MERECER

NOTAS

Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais. 

IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.

Todos os DDS são genéricos e devem serr adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa, ou setores.  

Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile