Segurança com Motoserra: EPI e Medidas Preventivas
Motoserra EPI e Medidas Preventivas – O contragolpe pode ocorrer quando a corrente fica presa e para de se mover repentinamente. A mudança no momento faz com que a motosserra se mova na direção oposta, em direção ao operador.
A corrente funciona em velocidades muito altas e a lâmina de corte é extremamente afiada. Cada dente é designado para remover um pedaço de material de 1/4 de polegada.
As motosserras são extremamente barulhentas e as peças podem ficar muito quentes. Além disso, produzem muita vibração, tanto do motor quanto do processo de corte.
As motosserras com motores combustíveis produzem gases de escape tóxicos, assim como, a mistura gasolina-óleo pode pegar fogo se for derramado ao abastecer um motor quente.
Medidas Preventivas da Motosserra
- Durante a partida, mantenha todos a pelo menos um metro e oitenta de distância, coloque a motosserra em solo firme e prenda-a com um pé na alça traseira. Segure a alça superior com uma mão, aplique o freio da corrente e ajuste o bloqueio do acelerador. Puxe a alça de recuo em direção ao seu peito.
- Nunca use rapidamente a motosserra, deixe ligada parada por um minuto ou dois para aquecer.
- Segure a serra firmemente com as duas mãos e mantenha os pés bem plantados antes de iniciar o corte. Fique à esquerda da serra e mantenha o braço esquerdo reto. Ative o acelerador com a mão direita. (Reverso para serras canhotas.)
- Para evitar contragolpes, corte apenas uma coisa de cada vez. Use a ponta do para-choque para apoiar a motosserra sobre o que está cortando e deixe que os dentes afiados da corrente e a potência do motor façam o corte. Não force.
- Traga a serra até a velocidade máxima de operação antes de iniciar o corte. Se você sentir resistência ou precisar aplicar mais pressão para cortar, a corrente pode estar cega. O uso de uma corrente cega não é apenas um risco à segurança, mas também aumenta o risco de desenvolver a Síndrome de Vibração Mão-Braço.
- Nunca puxe a lâmina da motosserra em sua direção e não a opere acima da altura do ombro.
- Acione o freio da corrente e desligue o motor antes de pousar a motosserra ou movimentá-la por longas distâncias. Deixe esfriar.
- Use um protetor de barra para cobrir a corrente ao carregá-la ou transportá-la. Carregue a serra virada para baixo e de lado, com a ponta da barra atrás de você.
- Durante o transporte, use uma caixa de transporte, se possível, e prenda-a para evitar movimento. Nunca transporte uma motosserra no banco do passageiro de um veículo. Sempre que possível, transporte-o em um armário bem ventilado ou ao ar livre.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO PESSOAL – Motoserra EPI e Medidas Preventivas
- Use proteção individual EPI comente utilizar os aprovados pelo MTB e com CA.
- Opere a motoserra-EPI: protetor facial, luvas, capacete, botas de segurança, protetores auriculares ou protetores auriculares e proteção para as pernas.
- Nunca use roupas largas, jaquetas desabotoadas, mangas e punhos largos, cachecóis, cordões, correntes, joias, etc. ao operar uma motosserra.
PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO
- Sempre siga as instruções de manutenção do fabricante para sua motosserra específica. Manter uma
cópia do manual do proprietário em mãos. - Inspecione a motosserra antes de usá-la. Certifique-se de que a barra guia esteja apertada, a corrente bem ajustada, a máquina lubrificada e os dentes afiados. Verifique se há danos nos elos de transmissão, rodas dentadas, trava da corrente e cortadores. Opere a serra na metade do acelerador e aplique o freio da corrente para garantir que ela funcione corretamente.
- Nunca use uma motosserra com peças danificadas.
- Não altere nenhum dos recursos de segurança, como freio da corrente, intertravamento do gatilho do acelerador, medidores de profundidade em rampa, etc.
- Certifique-se de que a proporção de gás para óleo atenda às recomendações do fabricante. Motoserra-EPI
NOTAS
Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais.
IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.
Todos os DDS são genéricos e devem ser adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa, ou setores.
Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!
0 Comentários