Risco Químico – DDS

No DDS de hoje, vamos falar sobre Risco Químico

Em muitas atividades de trabalho, existem inúmeros microscópios contaminantes suspensos no ar. Eles são frequentemente tóxicos e, portanto, prejudiciais à saúde. 

QUAIS SÃO OS RISCOS QUÍMICOS DAS INDÚSTRIAS

O ar que respiramos é composto por 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases. 

Certo? Já não foi falado? Nesta combinação, esses gases mantêm a vida.

No entanto, quando outras substâncias estiverem presentes, o trabalhador estará sujeito a irritação, intoxicação, asfixia e narcose, levando à morte.

QUE AGENTES PODEM REPRESENTAR ESTAS CONDIÇÕES DE RISCO PARA O NOSSO APARELHO RESPIRATÓRIO?

POEIRA – São formadas quando um material sólido é quebrado, retificado ou triturado.

FUMOS – ocorrem em operações de fusão a alta temperatura, com materiais plásticos ou metálicos, como soldagem e fundição.

NEBLINAS ou NÉVOAS – são encontradas em operações
de pintura quando os líquidos são pulverizados.

GASES E VAPORES – São contaminantes presentes no ar, que por serem minúsculas partículas, passam pelos pulmões, depositam-se na corrente sanguínea e podem chegar ao cérebro, rins e outros órgãos. Os vapores ocorrem através da evaporação de líquidos ou sólidos, tais como: Gasolina, querosene, solvente de tintas, etc.

Vapores Orgânicos. Crédito Foto: PXHere

COMO SE PROTEGER DO RISCOS QUÍMICO?

 Através do EPI, respiradores, máscaras com filtros adequados que atraem e retêm contaminantes suspensos no ambiente de trabalho, protegendo do risco químico.

COMO IDENTIFICAR UM BOM RESPIRADOR ?

– CONFORTO – Considerando que o trabalhador pode usar o respirador por até 8 horas por dia, é de fundamental importância que seja leve, sem ferir o rosto do usuário; 

– VEDAÇÃO – É necessário ajustar bem a face do usuário, protegendo contra partículas de gases tóxicos que possam estar presentes no ambiente; 

– FÁCIL DE USAR – Respiradores complicados desencorajam e dificultam o uso frequente; 

–  DIFICULDADE DE MANUTENÇÃO – Os respiradores compostos por muitos elementos e peças reposicionáveis precisam de cuidados frequentes e prejudicam a qualidade e a eficiência do EPI, se a manutenção não for bem-sucedida; 

– COMUNICAÇÃO FÁCIL – Um bom respirador permite, durante o uso, uma comunicação clara e fácil, sem precisar removê-la da face. 

– EFICIÊNCIA – A qualidade do elemento filtrante é muito importante para que ocorra a proteção respiratória, bem como o uso do respirador apropriado para cada situação e contaminante.

CUIDADOS COM RESPIRADOR

– Não sujar ou danificar a parte interna, que estará em contato direto com a boca e o nariz;

–  Não deixe em equipamentos e locais sujeitos a poeira ou sujeira;

–  No intervalo ou no final do trabalho, mantenha o respirador em um saco plástico e coloque-o em um local apropriado (gaveta, armário, etc.);

–  Quando você sente dificuldades em respirar, cheirar ou provar o produto com o qual está trabalhando, isso indica que é hora de trocar o respirador;

Para qualquer dúvida ou informação adicional sobre os riscos químicos, entre em contato com o técnico de segurança.

NOTAS

DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, com a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais. 

IMPORTANTE: O conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica. Todos os DDS são genéricos e devem ser adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa ou setores.  

A responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa Cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência. Ao usar nosso site, você concorda que está de acordo com nossa Política de Privacidade.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.