Ruído no Trabalho – DDS
O ruído alto no trabalho pode prejudicar sua audição.
Isso certamente acontece de forma gradual e pode ser apenas quando os danos causados pelo ruído se combinam com a perda auditiva devido ao envelhecimento que as pessoas percebem o quão prejudicada sua audição se tornou.
Por que lidar com o ruído no trabalho é importante?
O ruído no trabalho pode causar danos auditivos permanentes e incapacitantes .
Isso pode ser gradual, devido à exposição ao ruído ao longo do tempo, mas os danos também podem ser causados por ruídos repentinos e extremamente altos.
O dano é incapacitante, pois pode impedir as pessoas de entender a fala, acompanhar conversas ou usar o telefone.
A perda auditiva não é o único problema.
As pessoas podem desenvolver zumbido (zumbido ou assobio), em função disso, causam uma condição angustiante que pode levar a distúrbios do sono.
O ruído no trabalho pode interferir nas comunicações e tornar os avisos mais difíceis de ouvir.
Também pode reduzir a consciência de uma pessoa de seus arredores.
Esses fatores podem levar a riscos de segurança, e assim colocando as pessoas em risco de ferimentos ou morte.
Como posso controlar o ruído no trabalho?
Existem muitas maneiras de reduzir o ruído e a exposição ao ruído.
Quase todas as empresas podem decidir sobre ações práticas e econômicas para controlar os riscos de ruído, se necessário, consultando os conselhos disponíveis (por exemplo , o site de ruído no trabalho do HSE ).
Primeiramente, pense em como remover completamente a fonte de ruído, por exemplo, abrigar uma máquina barulhenta onde não possa ser ouvida pelos trabalhadores.
Se isso não for possível, investigue:
- usando equipamentos mais silenciosos ou um processo diferente e mais silencioso
- controles de engenharia/técnicos para reduzir na fonte o ruído produzido por uma máquina ou processo
- utilizando telas, barreiras, fechamentos e materiais absorventes para reduzir o ruído em seu trajeto até as pessoas expostas
- projetar e projetar o local de trabalho para criar estações de trabalho silenciosas
- limitando o tempo que as pessoas passam em áreas barulhentas
Escolhendo equipamentos e máquinas mais silenciosos
Você deve considerar o ruído juntamente com outros fatores (por exemplo, adequação geral, eficiência) ao contratar ou comprar equipamentos. Você deve comparar os dados de ruído de diferentes máquinas, pois isso o ajudará a comprar entre as mais silenciosas.
Quando a utilizar a proteção auditiva individual?
Os funcionários devem receber proteção auditiva:
- onde é necessária proteção extra acima do que foi alcançado usando o controle de ruído
- para proteção de curto prazo, enquanto outros métodos de controle de ruído estão sendo desenvolvidos
Você não deve usar proteção auditiva como alternativa ao controle de ruído por meios técnicos e organizacionais.
Os funcionários a quem você fornece proteção auditiva devem receber treinamento sobre como usá-la.
Detecção de danos à audição
Primordialmente, devemos efetuar exames médicos admissionais e periódicos, e também realizar exames específicos (por exemplo, audiometria) para detectar e avaliar a saúde dos funcionários expostos ao ruído.
NOTAS
Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais.
IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.
Todos os DDS são genéricos e devem ser adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa ou setores.
Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!
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