Alcoolismo no Trabalho – DDS

Alcoolismo no trabalho – O álcool sob a forma de bebida(pinga, conhaque, cerveja, etc.), quando ingerido vai através do tubo digestivo até o intestino delgado, e por conseqüência é absorvido e cai na corrente sangüínea.

O sangue contendo uma quantidade exagerada de álcool, quando vai nutrir as células do cérebro produzem um desarranjo metabólico nas mesmas, dessa forma ocasionando os sinais que todos conhecem.

Posteriormente da corrente sangüínea o álcool acaba caindo no fígado onde suas moléculas são divididas e acabam sendo armazenadas nas células gordurosas do nosso organismo.

CONSEQÜÊNCIAS DO ALCOOLISMO

A longo prazo haverá comprometimento das células do cérebro produzindo sinais precoces de esquecimento, dificuldades de raciocínio, insônia, etc.

O fígado sofre um processo chamado de esteatose, que é a degeneração gordurosa de suas células e no final, acabam como se fossem cicatrizes mortas, que é a “cirrose”, e com isso a morte está bem próxima.

Portanto, o cérebro e o fígado, dois órgãos importantes do nosso organismo sentem, e muito, as conseqüências das bebedeiras.

RECOMENDAÇÕES ALCOOLISMO NO TRABALHO

  • Nunca venha trabalhar alcoolizado. Certamente café e banho frio não cortam os efeitos do álcool. Você pode acidentar-se ou provocar um acidente enquanto estiver sob o efeito do álcool.
  • Nos fins de semana você pode beber, porém evite bebidas destiladas e nunca beba em excesso.
  • Durante o carnaval tenha consciência dos riscos. Reflita sobre  teus comportamentos e cuidado com o álcool e a AIDS, pois, eles podem causar a tua morte.

EXCESSO DE ÁLCOOL PREJUDICA O FÍGADO E O CÉREBRO


NOTA
:

DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, com a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais. 

IMPORTANTE: O conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica. Todos os DDS são genéricos e devem ser adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa ou setores.  

A responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!

Manuseio manual de cargas

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa Cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência. Ao usar nosso site, você concorda que está de acordo com nossa Política de Privacidade.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.