Cintos de Segurança EPI – DDS

Neste artigo trataremos principalmente sobre cinto de segurança EPI, assim sendo, precisamos entender que o cinto de segurança não tem a finalidade de proteger esta ou aquela parte do corpo.

Utiizamos os cintos de Segurança para “prevenir quedas” de pessoas que trabalham em lugares altos, quando por desequilíbrio ou por outra ocorrência acidental poderão precipitar-se ao solo.

ORIENTAÇÃO PARA O USO:

  • Certifique-se de que o cinto de segurança EPI tipo cadeirinha, o talabarte e o trava- quedas estejam bem ajustados e o talabarte bem fixado ao ponto de ancoramento escolhido como suporte.
  • O talabarte deve ser bem fixado/amarrado, em ponto firme e mais elevado, com o lance de corda mais curto possível, visando reduzir o impacto, tanto na corda como no corpo do indivíduo, em caso de queda.
  • Os tababartes deve ser presa nas costas. Nunca prenda a corda na frente, pois em caso de queda, poderá ter a espinha dobrada para trás, com a possibilidade de sérios problemas .
  • Antes de usar o cinto de segurança EPI, verifique as condições do material, do talabarte, dos acessórios, tais como: mosquetões, fivelas, argolas, rebites, etc. Em caso de dúvida, não use. Solicite orientação da chefia.
  • Cintos de segurança em más condições de uso, devem serr imediatamente colocados fora de uso.

IMPORTANTE SOBRE CINTO DE SEGURANÇA EPI

TODO TRABALHO EM ALTURA SUPERIOR A (02) DOIS METROS, COM RISCO DE QUEDA, DEVERÁ SER EXECUTADO UTILIZANDO-SE DO CINTO DE SEGURANÇA EPI.

INDEPENDENTEMENTE DO CINTO DE SEGURANÇA(EPI) E DA ALTURA, TODAS AS PLATAFORMAS E ANDAIMES DEVERÃO TER RODAPÉS E PARAPEITOS DE NO MÍNIMO 0,70M DE ALTURA.

Validade de CA dos EPI

NOTAS

Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais. 

IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.

Todos os DDS são genéricos e devem serr adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa ou setores.  

Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!

Validade site do governo CA

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa Cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência. Ao usar nosso site, você concorda que está de acordo com nossa Política de Privacidade.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.