Evitando Choques Elétricos – DDS

Riscos elétricos podem ser encontrados em todas as indústrias. Evitar choques elétricos tanto em casa quanto no trabalho requer consciência dos perigos e respeito por esse “Assassino Silencioso”. 

O corpo humano tem uma baixa resistência à eletricidade, tornando-o um bom condutor, como a maioria dos metais. Ao contrário dos metais, no entanto, o corpo humano não responde bem quando a eletricidade passa por ele. 

Os resultados físicos incluem queimaduras térmicas, interrupção da atividade cardíaca normal, contrações musculares graves e até mesmo a morte.

As lesões elétricas mais comuns e graves ocorrem quando a corrente elétrica flui entre as mãos e os pés. Isso acontece quando uma pessoa toca uma linha energizada. 

A energia elétrica está procurando o caminho mais curto até o solo, e passará pelo corpo até os pés para alcançá-lo. 

 

A energia elétrica está procurando o caminho mais curto até o solo, e passará pelo corpo até os pés para alcançá-lo. 

Quando isso ocorre, o coração e os pulmões de uma pessoa são frequentemente danificados pela energia elétrica.

Colocar um isolante entre a energia e o ponto de contato físico é um método de proteção. 

Porcelana, borracha, cerâmica e madeira seca oferecem resistência substancial ao fluxo de eletricidade e, portanto, são bons isolantes. Esses materiais muitas vezes podem proteger uma pessoa de choque elétrico.

As precauções para evitar choques elétricos incluem, mas não estão limitadas ao seguinte:

Certifique-se sempre de que as ferramentas elétricas estejam devidamente aterradas ou com isolamento duplo. 

A ferramenta com isolamento duplo deve ter uma caixa externa intacta e ser claramente rotulada como “isolamento duplo” pelo fabricante.

Sempre verifique se o sistema de aterramento está completo. A menos que sejam designadas como duplamente isoladas, as ferramentas elétricas aterradas devem ser conectadas a um circuito de serviço aterrado. 

Se houver alguma dúvida sobre o aterramento, teste-o! (Os testadores de solo são baratos.)

Use cabos de extensão aterrados para serviço pesado. Esses cordões possuem duas camadas de isolamento, com reforço entre as camadas. 

Eles são menos suscetíveis a danos do que os cabos do tipo doméstico. Para verificar se o cabo é resistente, verifique sua forma. 

A maioria dos cabos planos não são pesados. Os cabos pesados terão uma marcação no isolamento.

Evite misturar água e eletricidade! Não apenas mantenha os cabos, ferramentas e superfícies de trabalho/passeio secos, mas também mantenha as mãos e os pés secos. 

A resistência elétrica da pele molhada é pelo menos 100 vezes menor que a da pele seca. 

A pele molhada aumenta muito a probabilidade de choque grave se uma pessoa entrar em contato com um circuito energizado. 

Se você precisar trabalhar perto da água, conecte a um disjuntor de falha de aterramento (GFCI) para desligar automaticamente a corrente se houver um fluxo de corrente anormal.

Nunca trabalhe em ou ao redor de um circuito elétrico energizado. 

Bloqueie a energia para que somente você tenha controle sobre a energização da máquina ou equipamento. Não se arrisque.

Lembre-se, a eletricidade ataca sem aviso – sempre jogue pelo seguro!

CHOQUE ELÉTRICO

NOTAS

Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais. 

IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.

Todos os DDS são genéricos e devem serr adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa, ou setores.  

Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa Cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência. Ao usar nosso site, você concorda que está de acordo com nossa Política de Privacidade.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.