Como Lavar as Mãos de Maneira Correta?

A limpeza das mãos é tão importante porque ela reduz drasticamente o risco de infecção. Lavar as mãos com água e sabão é a mais fácil e eficaz forma de prevenir a transmissão de germes nocivos. Uma vez que essas bactérias são eliminadas, você reduz significativamente seu risco de doença.

Mãos sujas contêm milhões de micróbios capazes de causar doenças graves, desde gripes e resfriados até doenças infectocontagiosas e tuberculose. Mesmo algo tão simples quanto esfregar as palmas das mãos pode ser extremamente benéfico para prevenir doenças infecciosas.

A limpeza das mãos é também útil na prevenção de outros problemas de saúde, como infecções da pele ou alergias. Quando você remove sujeira e germes em seus dedos e unhas, você reduz o risco de desenvolver uma irritação cutânea ou pequenas infecções fúngicas nos dedos. Isso pode evitar problemas maiores no futuro, como dermatite atópica e outras condições dolorosas da pele crônicas.

O que acontece quando você não lava bem as mão?

Se as mãos não são devidamente lavadas, existe um risco maior de contrair doenças infeciosas transmitidas por vírus, bactérias e outros germes nocivos.

Isso significa que qualquer pessoa que não lave as mãos está corretamente exposto a doenças que podem ser graves, principalmente se você estiver em contato com alguém que já tenha sido infectado. Além disso, o acúmulo de sujeira e bactérias nas mãos pode aumentar o risco de problemas de saúde, como dermatites, infecções e outras doenças.

Por que a Limpeza das Mãos é tão Importante
Por que a Limpeza das Mãos é tão Importante

Quais são os métodos corretos para Limpeza Das Mãos?

É recomendável lavar as mãos com água e sabão durante pelo menos 20 segundos, passando os dedos entre os dedos e entre os polegares e nas pontas dos polegares. Após lavar e enxaguar as mãos, é importante secá-las bem com uma toalha ou papel toalha. Se não houver água ou sabonete disponível, recomenda-se usar um desinfetante para as mãos à base de álcool em gel.

Lavar as mãos com frequência é extremamente importante para evitar algumas doenças respiratórias, gastrointestinais e de pele. Além disso, também é necessário evitar contactar olhos, nariz ou boca com as mãos sujas antes de lavá-las.

Limpeza das Mãos Simplificada

As etapas principais para lavagem simplificada das mãos são:

  1. Enxágue bem suas mãos usando água quente(se possível);
  2. Aplique uma boa quantidade de sabonete líquido nas palmas das mãos;
  3. Esfregue bem suas mãos em volta dos punhos, entre os dedos e sob as unhas por pelo menos 20 segundos;
  4. Enxágue abundantemente;
  5. Seque bem suas mãos usando uma toalha limpa;
  6. Use desinfetantes à base de álcool para desinfetar se necessário.

Limpeza das Mãos Completa

As etapas principais para lavar corretamente as mãos para profissionais da saúde e em atividades que tenham muita exposição ao risco:

  1. Remova anéis, pulseiras e relógio.
  2. Abra a torneira e molhe as mãos sem tocar na pia.
  3. Coloque aproximadamente 3 a 5 ml de sabonete nas mãos. O sabonete deve ser preferencialmente líquido e hipoalergênico.
  4. Ensaboe as mãos esfregando-as por aproximadamente 15 segundos.
  5. Esfregue a palma, o dorso das mãos com movimentos circulares, espaços interdigitais, articulações, pontas dos dedos e polegares (o uso das escovas deve ser feito com cuidado).
  6. Os antebraços devem ser bem lavados, também por 15 segundos.
  7. Enxágue as mãos e antebraços em água corrente, retirando totalmente os resíduos de sabão.
  8. Seque as mãos com papel toalha.
  9. Feche a torneira acionando o pedal, com o cotovelo ou com papel toalha; ou mesmo sem nenhum toque, se a torneira for fotoelétrica(quando aplicável não use as mãos).

É importante destacar que lavar frequentemente as mãos ajuda a reduzir drasticamente a disseminação de germes causadores de doenças nos ambientes coletivos.

Por que a Limpeza das Mãos é tão Importante
Por que a Limpeza das Mãos é tão Importante

LAVAGEM DE MÃOS

Com que frequência devemos nos lavar as mãos?

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), as pessoas devem lavar as mãos: antes de preparar e comer alimentos, antes e depois de cuidar de alguém doente, depois de tocar em animais ou alimentos para animais, depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar, após usar o banheiro ou mudar de fraldas, depois de tocar em lixo, e antes de e depois de tratar feridas ou extrair sangue. Além disso, as mãos também devem ser lavadas quando elas estiverem visivelmente sujas.

Lembretes Adicionais de Limpeza Das Mãos

O uso de luvas não exclui a lavagem das mãos.

  • Manter líquidos antissépticos para uso, caso não haja lavatório no local.
  • Foi comprovado que a contagem de microorganismos sob as unhas e ao usar anéis, relógios e pulseiras é maior.
  • Mantenha as unhas o mais curtas possível e remova todas as joias antes de lavar à mão.
  • Realize o mesmo procedimento para cada paciente ou teste.
  • A lavagem das mãos deve ser feita em pia diferente daquela utilizada para a lavagem de instrumentos, vidrarias ou materiais de laboratório.
  • Evite ferir as mãos. Se as luvas forem rasgadas ou perfuradas durante qualquer procedimento, elas devem ser removidas imediatamente e as mãos lavadas cuidadosamente.
  • Profissionais com lesões nas mãos ou dermatites devem abster-se, até o desaparecimento dessas lesões, de cuidar de pacientes e manipular instrumentos, aparelhos ou quaisquer materiais potencialmente contaminados.

Artigos Relacionados

NOTA

DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, com a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais. 

IMPORTANTE: O conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.

Portanto, todos os DDS são genéricos e devem ser adaptados a realidade das frentes de trabalho pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e / ou líderes da empresa, ou setores.  

A responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa Cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência. Ao usar nosso site, você concorda que está de acordo com nossa Política de Privacidade.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.