Direção defensiva — Dirigindo na estrada — DDS

Direção defensiva — Primeiramente podemos dizer que nem todo mundo consegue dirigir corretamente. Alguns indivíduos são conhecidos por acelerar rapidamente, e outros motoristas desviam para outra faixa porque não estão prestando atenção ou estão realizando várias tarefas simultaneamente (por exemplo, falando ao telefone, enviando mensagens de texto, verificando mensagens ou comendo).

Assim como, motoristas agressivos podem causar perigos na estrada para si mesmos e para outras pessoas que compartilham as estradas.

Os motoristas podem se aproximar, fazer curvas abruptas sem sinalizar ou zingue-zangar no trânsito.

O tamanho, o peso e a largura dos caminhões grandes podem representar uma ameaça para os motoristas de veículos pequenos e grandes. No entanto, muitos acidentes fatais entre veículos e caminhões são causados ​​por erro do motorista.

Recomendações de Direção Defensiva

Siga estas orientações de direção defensiva para tornar as rodovias mais seguras:

  • Considere a distância entre o veículo e o pedestre. Os caminhões têm uma distância maior para parar do que os carros, desse modo não corte na frente de um caminhão, pois se você fizer isso, a distância que o caminhão tem para parar diminui, o que limita a capacidade de um motorista de caminhão evitar um acidente.
  • Tem cuidado. Ao ultrapassar um caminhão, não fique muito tempo perto dele. Passe o mais rápido e com segurança possível, da mesma forma, não corte muito perto da frente de um caminhão ao entrar novamente na pista.
  • Seja cauteloso ao dirigir. Não assuma que outro motorista sairá do caminho ou permitirá que você entre. Espere que os motoristas desconsiderem sinais vermelhos ou sinais de parada e esteja preparado para responder. Seja atencioso com os outros.
    Você deve cuidar de si mesmo em primeiro lugar. Tenha uma forma de fuga planejada.
  • Sente-se na posição mais confortável possível. De fato, em todas as situações de condução, a forma mais eficaz de evitar perigos é posicionar o seu veículo numa posição com maior probabilidade de ser visto e reconhecido.

Mais Recomendações de Direção Defensiva

  • Esteja ciente de seu entorno. Priorize a Direção defensiva, verificando seus espelhos com frequência e verifique as condições 20 a 30 segundos à sua frente. Assim sendo, fique de olho em pedestres, ciclistas e animais de estimação ao longo da estrada.
  • Siga a regra dos dois segundos. Como a maior chance de colisão está à sua frente, estabeleça e mantenha uma distância segura de seguimento que forneça tempo suficiente para frear até parar, se necessário. Assim, a distância de seguimento do intervalo de tempo recomendada é de 1 segundo para cada 3 metros de comprimento do veículo, e para um carro típico de 6 metros, seriam 2 segundos.
  • Mantenha a velocidade baixa. Os limites de velocidade afixados destinam-se a condições de condução ideais. É sua responsabilidade garantir que sua velocidade corresponda às condições atuais.
  • Elimine as distrações. Dirigir com Sono e Distraído — DDS – Uma distração é qualquer atividade que desvia sua atenção da tarefa de dirigir. Dirigir merece toda a sua atenção. Mantenha o foco na tarefa de dirigir.

Conclusão – Direção defensiva

Portanto, a direção defensiva é prioridade na condução de veículos. Assim sendo, peça à tripulação para descrever maneiras de manter uma distância de dois segundos entre dois veículos (por exemplo, escolha um marcador – placa de trânsito ou objeto estacionário – e conte os segundos após o veículo à sua frente passar por ele. Dois segundos devem decorrer no tempo você passa o mesmo marcador).

Em suma, se você tiver acesso a um veículo que os trabalhadores devem dirigir, mostre os pontos cegos e demonstre como ajustar a posição dos espelhos para maximizar a visualização.

Contudo, demonstre as distâncias típicas de parada para veículos pequenos e grandes em várias velocidades (consulte a tabela abaixo):

Distância de parada da velocidade do veículo

Carro

  • 30 km/h 19,5 m
  • 60 km/h 53 m
  • 90 km/h 100,5 m

Transporte e Caminhão

  • 30 km/h 27,5 m
  • 60 km/h 85 m
  • 90 km/h 172,5 m

Segurança Elétrica em Casa

NOTAS

Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais. 

IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.

Todos os DDS são genéricos e devem serr adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS(Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa, ou setores.  

Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!

Hearing Protection

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa Cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência. Ao usar nosso site, você concorda que está de acordo com nossa Política de Privacidade.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.