Materiais Perigosos – DDS

Materiais Perigosos – DDS

Muitas substâncias ou materiais perigosos são usados ​​ou criados no trabalho podem prejudicar sua saúde. Essas substâncias podem ser poeiras, gases ou vapores que você respira, ou líquidos, géis ou pós que entram em contato com seus olhos ou pele. Também pode haver micro-organismos nocivos presentes que podem causar infecção, uma reação alérgica ou serem tóxicos.

Substâncias nocivas podem estar presentes em qualquer coisa, desde tintas e produtos de limpeza até pó de farinha, fumaça de solda, sangue ou resíduos. A doença causada por essas substâncias usadas no trabalho é evitável. Muitas substâncias podem prejudicar a saúde, mas, usadas corretamente, quase nunca o fazem.

Quais são os perigos?

Algumas substâncias podem causar asma ou outras doenças, incluindo câncer. Muitos podem danificar a pele e alguns podem causar sérios danos a longo prazo aos pulmões.

O efeito pode ser imediato, como tontura ou ardor nos olhos, ou pode levar muitos anos para se desenvolver, como doença pulmonar. Muitos dos efeitos crônicos ou de longo prazo não podem ser curados uma vez que se desenvolvem.

O que tenho que fazer?

A lei exige que você controle adequadamente a exposição a materiais no local de trabalho que causam problemas de saúde. Este é o Regulamento de Controle de Substâncias Perigosas para a Saúde (COSHH) e significa:

  • identificar quais substâncias nocivas podem estar presentes no local de trabalho
  • decidir como os trabalhadores podem ser expostos a eles e serem prejudicados
  • analisando quais medidas você tem em vigor para evitar esse dano e decidindo se você está fazendo o suficiente
  • fornecer informações, instruções e treinamento
  • nos casos apropriados, fornecendo vigilância sanitária

Medida de Controle de Materiais Perigosos

Todos os elementos de suas medidas de controle devem ser verificados e revisados ​​regularmente para garantir que continuem sendo eficazes. Essas verificações devem ser adequadas para determinar se são necessárias melhorias e incluirão:

  • manutenção de instalações e equipamentos – todos os equipamentos de ventilação devem ser examinados e testados regularmente por uma pessoa competente (alguém que tenha as habilidades, conhecimentos e experiência necessários para realizar o trabalho com segurança). Isso pode envolver a medição do fluxo de ar ou das pressões no sistema, ou amostragem de ar na sala de trabalho. Em geral, todos os LEV devem ser examinados e testados a cada 14 meses.
  • Certificar-se de que os sistemas de trabalho estão sendo seguidos e revisá-los se não estiverem funcionando
  • Certificar-se de que o equipamento de proteção individual é adequado, usado, devidamente instalado e (quando apropriado) mantido.

Você pode precisar de aconselhamento especializado, especialmente para riscos potencialmente graves ou processos difíceis de controlar, de alguém competente nessa área de trabalho, por exemplo, um higienista ocupacional

NOTAS

Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais. 

IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.

Todos os DDS são genéricos e devem serr adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa, ou setores.  

Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa Cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência. Ao usar nosso site, você concorda que está de acordo com nossa Política de Privacidade.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.