Risco Elétrico no Trabalho – Prevenção – DDS

Risco elétrico no trabalho – A princípio podemos dizer que utilizar a eletricidade no local de trabalho pode ser perigoso, especialmente quando se trata de ferramentas, cabos ou geradores.

Uma forma de minimizar esse risco é garantir que os cabos elétricos utilizados no local de trabalho estejam em boas condições e que todos os funcionários sejam treinados em segurança elétrica, além disso, que conheçam os procedimentos a serem seguidos em caso de emergência.

O empregador também deve verificar periodicamente o equipamento elétrico para garantir que esteja em boas condições. Além disso, limite o acesso a áreas que possam ser perigosas e forneça equipamentos de segurança adequados, como luvas e óculos de proteção.

Recomendações sobre Risco Elétrico no Trabalho

Considere todos os fios elétricos e equipamentos energizados até que se prove o oposto, assim sendo, nenhum trabalhador deve conectar, manter ou alterar equipamentos elétricos.

Safety at home – Safety Talks

Ferramentas

  • Use apenas ferramentas elétricas com a marca CSA ou equivalente.
  • Certifique-se de que o invólucro das ferramentas com isolamento duplo não está rachado ou danificado.
  • Sempre use um dispositivo de proteção contra corrente residual Classe A (GFCI) com ferramentas elétricas portáteis operadas ao ar livre ou em ambientes úmidos. Um GFCI detecta o vazamento de corrente de uma ferramenta ou cabo para o solo e desliga a energia antes que ocorram danos ou ferimentos.
  • Desative as ferramentas defeituosas.
  • Qualquer batida ou formigamento, por menor que seja, significa que a ferramenta ou equipamento precisa de inspeção e reparo.
  • Verifique se há fiação elétrica ou aparelhos antes de perfurar, pregar, cortar ou serrar paredes, tetos e pisos.

Cordões

  • Certifique-se de que os cabos das ferramentas, extensões e plugues estejam em boas condições.
  • Use apenas cabos de extensão de três condutores.
  • Certifique-se de que os cabos de extensão sejam do tamanho adequado para o trabalho para evitar superaquecimento, quedas de tensão e queimaduras de ferramentas. Uma extensão número 12 é ideal.
  • Não use cabos defeituosos ou reparados incorretamente.
  • Proteja os cabos do tráfego.
  • Conecte o dispositivo a uma tomada externa protegida por GFCI ou em um local úmido, ou use um GFCI portátil em linha.

Painel ou gerador

  • Os quadros de distribuição temporários devem serr instalados de forma segura em caixas com fechadura que sejam à prova d’água e intempéries. Os painéis devem ser acessíveis aos trabalhadores e livres de obstruções.
  • Os soquetes devem protegidos por GFCI.
  • O quadro elétrico deve ser instalado conforme a legislação local.
  • Use apenas geradores com uma etiqueta indicando que eles estejam “neutros conectados ao quadro”. Não use geradores com neutro flutuante.
  • Use um gerador portátil com um receptáculo GFCI integrado ou um GFCI portátil em linha em um receptáculo de gerador.

Conclusão

Portanto, confira exemplos de ferramentas e cabos usados no trabalho.
Assim, Aponte com etiquetas onde indica isolamento duplo.
Mostre à sua equipe um GFCI em linha portátil, pois pode ser usado com todas as tomadas aterradas.

Segurança em Redes Elétricas – DDS

O GFCI (Ground Fault Circuit Interrupter) é um dispositivo interruptor de circuito por falha de aterramento (GFCI) e serve para proteger as pessoas contra choques elétricos, sendo, portanto, totalmente diferente de disjuntores e fusíveis.

NOTAS

Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais. 

IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.

Todos os DDS são genéricos e devem adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa, ou setores.  

Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa Cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência. Ao usar nosso site, você concorda que está de acordo com nossa Política de Privacidade.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.