Segurança em Casa – Saiba como Evitar Acidentes – DDS

Choque elétrico – Medidas de segurança em casa

Contrate um especialista que realize o trabalho com segurança e corretamente.

Não repare antenas ou aparelhos elétricos improvisadamente, sem conhecimento técnico.

Ao trocar as lâmpadas, desligue o interruptor principal antes de trocar e toque somente na ponta do porta-lâmpadas e no vidro da lâmpada.

Nunca toque no interior das tomadas e nunca deixe as crianças brincarem com as tomadas.

As tomadas que não estiverem em uso devem ser isoladas, assim sendo, faça uma vedação em todos os soquetes com protetores especiais.

Banheiros

Ao lavar o banheiro, tome muito cuidado, pois o excesso de água no piso pode deixá-lo escorregadio e provocar quedas e acidentes graves.

Possuem piso antiderrapante ou emborrachado e grades de proteção para evitar escorregões e reduzir o risco de queda.

Escadas

As escadas são muito utilizadas pelas donas de casa para limpar janelas, armários e locais onde não conseguem chegar. Portanto, inspecione o estado de suas escadas, utilize escadas abertas e fechadas que permitam apoio na subida e descida e que ofereçam maior segurança.

As janelas dos apartamentos não devem ser limpas pelo lado de fora devido ao risco de alturas e quedas, se possível instale grades de proteção que evitem quedas de crianças e que possam ser facilmente removidas por um adulto em caso de incêndio.

Cozinha – Segurança em Casa

Cozinha também um dos locais onde há mais riscos de acidentes, porque na hora de preparar pratos precisamos usar ferramentas e objetos cortantes.

Ao cortar alimentos

  • A principal dica é sempre posicionar a faca no sentido contrário ao corpo, segurando o alimento no centro da mão para proteger os dedos. Se a pessoa se cortar, é importante observar o tamanho do corte se o corte for maior que 1 cm, é melhor ir ao médico avaliar a lesão.

  • Cuidado com as latas: elas representam um grande risco de cortes além do risco de contrair tétano. Ao descartar a lata, coloque a tampa para dentro e embrulhe em jornal.

Fogão

  • Vire sempre os cabos das panelas para dentro. Se disponível, coloque anteparas na frente e nas laterais.
  • Instale um dispositivo no fogão para evitar que ele tombe se uma criança subir na porta aberta do forno. A porta do forno também deve ter um trinco. criança se queimaria se tocasse na porta do forno? Em seguida, coloque uma proteção ou grade para não tocar na porta quente.

Produtos de limpeza

  • Os serviços domésticos que envolvam o uso de produtos saneantes devem ser manuseados e observados conforme as normas de segurança contidas no rótulo.
  • Cuidado com produtos químicos de limpeza que podem intoxicar e causar obstrução das vias aéreas. Ao manusear produtos químicos de limpeza, utilize equipamentos de proteção – como luvas, máscaras, sapatos antiderrapantes, etc. Atenção: evite produtos clandestinos.

Ferro de Passar Roupas – Segurança em Casa

  • Manter os ferros quentes fora do alcance das crianças.

  • Nunca deixe o ferro elétrico sobre a tábua de passar ou deixe o fio pendurado. Ao passar, tome cuidado para não se queimar e não esqueça o ferro ligado para não arriscar causar um incêndio.

Segurança em Casa – Seja Cuidadoso, pois a sua casa pode esconder muitos perigos dos quais você pode não estar ciente, por isso alerte toda a sua família e tome todas as medidas preventivas

Usando a lista de verificação abaixo, do que inspecionar e as dicas de segurança em casas para usar:

Meio Ambiente – Coleta Seletivaeta Seletiva – Boas Práticas de Meio Ambiente – DDS

Boas práticas de meio ambiente

Ministério do Meio Ambiente – Portal Gov.br – Segurança em Casa

NOTAS – Cuidados de Segurança em Casa – Saiba como evitar os Acidentes Domésticos – DDS

Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais. 

IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.

Todos os DDS são genéricos e devem serr adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa, ou setores.  

Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa Cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência. Ao usar nosso site, você concorda que está de acordo com nossa Política de Privacidade.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.