Responsabilidade da Liderança na Segurança do Trabalho – DDS

Liderança na Segurança do Trabalho – Sabemos que a responsabilidade quanto a segurança é de todos nós, porém, o papel destes profissionais, diante deste assunto é de grande importância no sentido de proporcionar aos colaboradores boas condições de trabalho, evitando com isso que ocorram acidentes.

Algumas Responsabilidades da Liderança na Segurança do Trabalho:

  • Tomar conhecimento de todos os acidentes com ou sem lesão, ocorridos no seu setor. Agir imediatamente visando que tal fato não se repita.
  • Em caso de lesão, encaminhar imediatamente o acidentado à enfermaria para  aplicação dos primeiros socorros.
  • Participar das investigações de acidentes, junto com o responsável pela segurança na obra, geralmente membros do (SESMET e/ou CIPA) e aplicar medidas corretivas encontradas nas mesmas.
  • Não permitir que na sua área ocorram atos e condições inseguras. Conhecer e estudar as normas e procedimentos de segurança
  • Controlar a execução de medidas corretivas. Cobrar os envolvidos.
  • “Obrigar” o funcionário a utilizar o equipamento de proteção individual (EPI), adequado a cada atividade.
  • Orientar o funcionário quanto ao uso correto do EPI.
  • Participar dos programas de treinamento de segurança.
  • Trabalhar em conjunto com os profissionais de segurança (técnicos e engenheiros, enfermeiros e médicos) e CIPA, visando estudar e adotar medidas de prevenção de acidentes.
  • Ao receber um novo funcionário na área proceder da seguinte forma:
  1. Mostrar os principais riscos de acidentes do setor e da sua função.
  2. Reforçar a necessidade de uso dos EPI.
  3. Apresentar o cipeiro da área ao novo funcionário.
  • Orientar, evitando a ocorrência de atos e condições inseguras.
  • Apresentar sugestões quanto ao uso de novos EPI.
  • Participar das inspeções de segurança.
  • Reunir-se, pelo menos uma vez ao mês, com seu supervisor para falar sobre segurança no trabalho.
  • Proibir que funcionários não habilitados operem máquinas.
  • Garantir que as normas e procedimentos de segurança sejam cumpridas integralmente.
  • Aplicar medidas disciplinares quando do desrespeito às normas.
  • Encaminhar sempre que necessário o funcionário à segurança industrial para prestar esclarecimentos, informações ou para ser orientado sobre segurança e medicina do trabalho.

Nova NR – 01

CONCLUSÃO – Liderança na Segurança do Trabalho

A participação da Liderança na Segurança do Trabalho, tem proporcionado bons resultados, porém, é necessário uma atuação permanente e efetiva para que no futuro possamos nos orgulhar de chegarmos ao “índice zero de acidentes do trabalho”.

NOTA:

DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, com a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais. 

IMPORTANTE: O conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.

Importante resaltar que todos os DDS são genéricos e devem ser adaptados para realidade das frentes de trabalho, por profissionais de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa ou setores.  

A responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!

Liderança na Segurança do Trabalho

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