Segurança com Motoserra: EPI e Medidas Preventivas

Motoserra EPI e Medidas Preventivas – O contragolpe pode ocorrer quando a corrente fica presa e para de se mover repentinamente. A mudança no momento faz com que a motosserra se mova na direção oposta, em direção ao operador.

A corrente funciona em velocidades muito altas e a lâmina de corte é extremamente afiada. Cada dente é designado para remover um pedaço de material de 1/4 de polegada.

As motosserras são extremamente barulhentas e as peças podem ficar muito quentes. Além disso, produzem muita vibração, tanto do motor quanto do processo de corte.

As motosserras com motores combustíveis produzem gases de escape tóxicos, assim como, a mistura gasolina-óleo pode pegar fogo se for derramado ao abastecer um motor quente.

Medidas Preventivas da Motosserra

  • Durante a partida, mantenha todos a pelo menos um metro e oitenta de distância, coloque a motosserra em solo firme e prenda-a com um pé na alça traseira. Segure a alça superior com uma mão, aplique o freio da corrente e ajuste o bloqueio do acelerador. Puxe a alça de recuo em direção ao seu peito.
  • Nunca use rapidamente a motosserra, deixe ligada parada por um minuto ou dois para aquecer.
  • Segure a serra firmemente com as duas mãos e mantenha os pés bem plantados antes de iniciar o corte. Fique à esquerda da serra e mantenha o braço esquerdo reto. Ative o acelerador com a mão direita. (Reverso para serras canhotas.)
  • Para evitar contragolpes, corte apenas uma coisa de cada vez. Use a ponta do para-choque para apoiar a motosserra sobre o que está cortando e deixe que os dentes afiados da corrente e a potência do motor façam o corte. Não force.
  • Traga a serra até a velocidade máxima de operação antes de iniciar o corte. Se você sentir resistência ou precisar aplicar mais pressão para cortar, a corrente pode estar cega. O uso de uma corrente cega não é apenas um risco à segurança, mas também aumenta o risco de desenvolver a Síndrome de Vibração Mão-Braço.
  • Nunca puxe a lâmina da motosserra em sua direção e não a opere acima da altura do ombro.
  • Acione o freio da corrente e desligue o motor antes de pousar a motosserra ou movimentá-la por longas distâncias. Deixe esfriar.
  • Use um protetor de barra para cobrir a corrente ao carregá-la ou transportá-la. Carregue a serra virada para baixo e de lado, com a ponta da barra atrás de você.
  • Durante o transporte, use uma caixa de transporte, se possível, e prenda-a para evitar movimento. Nunca transporte uma motosserra no banco do passageiro de um veículo. Sempre que possível, transporte-o em um armário bem ventilado ou ao ar livre.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO PESSOAL – Motoserra EPI e Medidas Preventivas

  • Use proteção individual EPI comente utilizar os aprovados pelo MTB e com CA.
  • Opere a motoserra-EPI: protetor facial, luvas, capacete, botas de segurança, protetores auriculares ou protetores auriculares e proteção para as pernas.
  • Nunca use roupas largas, jaquetas desabotoadas, mangas e punhos largos, cachecóis, cordões, correntes, joias, etc. ao operar uma motosserra.

PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO

  • Sempre siga as instruções de manutenção do fabricante para sua motosserra específica. Manter uma
    cópia do manual do proprietário em mãos.
  • Inspecione a motosserra antes de usá-la. Certifique-se de que a barra guia esteja apertada, a corrente bem ajustada, a máquina lubrificada e os dentes afiados. Verifique se há danos nos elos de transmissão, rodas dentadas, trava da corrente e cortadores. Opere a serra na metade do acelerador e aplique o freio da corrente para garantir que ela funcione corretamente.
  • Nunca use uma motosserra com peças danificadas.
  • Não altere nenhum dos recursos de segurança, como freio da corrente, intertravamento do gatilho do acelerador, medidores de profundidade em rampa, etc.
  • Certifique-se de que a proporção de gás para óleo atenda às recomendações do fabricante. Motoserra-EPI

NOTAS

Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais. 

IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.

Todos os DDS são genéricos e devem ser adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa, ou setores.  

Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa Cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência. Ao usar nosso site, você concorda que está de acordo com nossa Política de Privacidade.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.