Importância do Bloqueio e Etiquetagem – Risco Elétrico – DDS

Um procedimento de bloqueio e etiquetagem garante que as fontes de energia perigosas estejam sob o controle dos trabalhadores que precisam estar protegidos.

O bloqueio geralmente é realizado usando um cadeado para manter um interruptor na posição “desligado” e/ou para isolar o movimento das partes móveis.

A etiquetagem é o processo de identificação do dispositivo, quem fez o bloqueio e etiquetagem e por quê?

Acidentes graves e fatais ocorreram quando as pessoas acreditaram que a eletricidade ou o maquinário estejam desligados, mas ainda estavam ligados.

Choque elétrico, movimento abrupto de peças pontiagudas de máquinas, liberação de pressão e queda de pesos são apenas alguns dos perigos que podem ocorrer quando a energia é liberada inesperadamente.

Por que o Bloqueio e Etiquetagem?

A princípio existem quatro etapas principais de bloqueio e etiquetagem:

  • Descreva as diferentes fontes de energia envolvidas no processo.
  • Desenergize, desabilite, redirecione ou impeça a energia de fazer o que normalmente faz.
  • Aplique restrições (por exemplo, tesoura, corrente ou bloco) para evitar que o sistema seja inicializado enquanto você trabalha nele.
  • Confirme que você atingiu um estado de energia zero.

As fontes de energia que devem ser excluídas são: elétrica, mecânica, energia potencial, cargas suspensas, energia hidráulica, energia térmica e energia química.

Identificar todas as fontes de energia nem sempre é fácil. As máquinas ou sistemas normalmente têm múltiplas fontes de energia, pois uma prensa pode serr acionada mecanicamente, por exemplo, mas controlada eletricamente.

Bloquear a potência hidráulica não é suficiente.

Evitando Choques Elétricos – DDS

Bloquear a eletricidade não é suficiente, no entanto a gravidade ainda pode fazer com que um braço levantado caia. O potencial de energia também está presente em pistões ou molas.

Para identificar as fontes de energia, pode ser necessário rastrear a fiação, os canos e as linhas que conectam os equipamentos dentro e fora dela. Da mesma forma, verificar a documentação, especificações, desenhos, manuais de operação e informações semelhantes também serão úteis.

Um cadeado é uma fechadura pessoal que só pode ser destrancada com a sua chave. Então, você deve marcá-lo. A etiqueta deve conter:

  • O quem você é?
  • Por quem você é empregado(empresa e setor)?
  • Por que o dispositivo ou sistema é impedido de operar?
  • A data de aplicação do bloqueio?

Uma vez que cada fonte de energia tenha sido bloqueada e etiquetada, você deve testar o equipamento para verificar se está em um estado de energia zero.
Muitas plantas ou fábricas têm protocolos específicos para bloqueio e etiquetagem.

Importância do Bloqueio e Etiquetagem - Risco Elétrico - DDS
Importância do Bloqueio e Etiquetagem – Risco Elétrico – DDS

Bloqueio e Etiquetagem – Conclusão

Mostre exemplos de dispositivos de bloqueio e etiquetagem, e da mesma forma, descreva os procedimentos de bloqueio para o seu projeto.

Identifique as instâncias no trabalho em que o bloqueio e a marcação seriam necessários. Discuta as aplicações de bloqueio e marcação.

Principalmente, devemos seguir a NR-10 e NR12, que trata da SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE  e SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS, respectivamente. Assim sendo, estas Normas Regulamentadoras estipulam que em todos os serviços executados em instalações devem serr tomadas medidas de proteção coletiva para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Aterramento Elétrico – DDS

NOTAS

Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais. 

IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.

Todos os DDS são genéricos e devem adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa ou setores.  

Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa Cookies e tecnologias similares para melhorar sua experiência. Ao usar nosso site, você concorda que está de acordo com nossa Política de Privacidade.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.